Antes de iniciar a prova, Cielo pediu o apoio do torcedor que compareceu ao Complexo Aquático e inflamou o público nas arquibancadas. Ao mergulhar, o nadador foi ovacionado e empurrado por gritos e aplausos durante todo o percurso.
Mesmo com o primeiro lugar conquistado tranquilamente e a salva de palmas dos torcedores cariocas, Cielo saiu decepcionado da piscina. O brasileiro não aprovou o tempo obtido neste sábado e cobrou maior empenho nas próximas provas para voltar a sua melhor forma física.
Recordista mundial da prova, o nadador mantém a marca de 46s91 que conquistou no Mundial de Roma, em 2009. Na competição realizada no Maria Lenk, César Cielo já havia acumulado duas medalhas para o Flamengo. O ouro veio nos 50 m livres, que garantiu o melhor tempo do ano ao brasileiro, e nos 50 m borboleta, que não faz parte das Olimpíadas.


