Segundo maior vencedor brasileiro da história dos Jogos Pan-Americanos, atrás apenas do nadador Thiago Pereira, Hugo Hoyama não cansa: o mesa-tenista se classificou para sua sexta Olimpíada ao passar pela seletiva realizada no Rio de Janeiro.
Além dele, outra brasileira conseguiu uma vaga: Caroline Kumahara. No fim de semana, Gustavo Tsuboi e Ligia Silva já haviam assegurado um lugar nos próximos Jogos.
Aos 42 anos, Hugo passou pelo peruano Juan Acosta na rodada de abertura. Depois, ele venceu o cubano Yohan Mora. No terceiro jogo, considerado o mais difícil, derrotou o jovem talento mexicano Marcos Madrid, vice-campeão em Guadalajara 2011.
O brasileiro disputou a semifinal contra Dexter St Louis, de Trinidad e Tobago. Quando marcou o último ponto, caiu de costas no chão, de braços abertos, depois levou as mãos ao rosto para disfarçar o choro de emoção.
- Acho que todo atleta tem que traçar um objetivo e depois correr atrás dele, independentemente da idade ou de qualquer outra dificuldade. Minha experiência mostrou isso, o tênis de mesa é um esporte onde o mais complicado é a cabeça. Vou para Londres como se fosse a minha primeira edição de Jogos Olímpicos, vou lá para jogar é claro, mas também para curtir esse clima que só quem já foi sabe.
Além da alegria de conquistar a sua sexta vaga, Hugo se disse satisfeito também em constatar a evolução do tênis de mesa brasileiro:
- Estou muito feliz com a conquista da Caroline, que aos 16 anos já vai para sua primeira edição de Jogos Olímpicos. Isso prova que o tênis de mesa feminino vem evoluindo muito também.



